*ALERTA AULA DE GEOGRAFIA* E aí você  conhece a sua região a fundo? Sabe de cor quais os estados e onde ficam as suas divisas? Para te ajudar, fizemos essa matéria e te livrar de cometer qualquer erro vergonhoso sobre o nosso Nordeste.

Assim, para começar  é importante reforçarmos quais os estados que fazem parte  do nosso nordeste gigante. Ao todo são nove estados, sendo o primeiro o estado do Maranhão, que fica coladinho na região norte, depois vem o Piauí e bem juntinho do Piauí tem o Ceará. Passou o Ceará, a gente chega no Rio Grande do Norte, abaixo dele a Paraíba. Cruzou a Paraíba? Bem-vindo(a) a Pernambuco e em seguida tem Bahia, Alagoas e Sergipe.

Não sabe as capitais dos respectivos estados? É fácil… São Luís é do Maranhão, do Piauí Teresina. Fortaleza, a terra de José de Alencar, é a capital do Ceará, Natal a capital do RN, João Pessoa é onde fica o governador da Paraíba, o Recife é a capital de Pernambuco. Descendo, tem Maceió em Alagoas, Aracaju em Sergipe e por fim, Salvador, a primeira capital do Brasil, como capital da Bahia,

Memorizou? Agora, continua aqui para a gente conversar sobre mais alguns detalhes…

No total, o Nordeste brasileiro tem uma área de 1 554 291,744 km², equivalente a 18% do território nacional e é a região que possui a maior costa litorânea-  são 3338 km de praias. Além disso,  apresenta uma média anual  de temperatura entre 20° e 28° C e uma vegetação que vai desde a Mata Atlântica no litoral até a Mata dos Cocais no Meio Norte, com ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado, as restingas.

E quem foi que disse que aqui não tem água? Apesar do baixo volume pluviométrico no sertão, o Nordeste brasileiro é composto por algumas bacias hidrográficas. São elas:  Bacia do São Francisco,a principal da região, formada pelos rios São Francisco e seus afluentes. São praticadas atividades de pesca, navegação e produção de energia elétrica pelas hidrelétricas de Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó. A bacia delimita as divisas naturais de Bahia com Pernambuco e também de Sergipe e Alagoas. Bacia do Parnaíba, a segunda mais importante, ocupando uma área de cerca de 344.112 km. Bacia do Atlântico Nordeste Oriental, ocupa uma área de 287.384 km², que abrange os estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental, situada entre o Nordeste e a região Norte, fica localizada, quase que em sua totalidade, no estado do Maranhão. Bacia do Atlântico Leste, compreende uma área de 364.677 km², dividida entre 2 estados do Nordeste (Bahia e Sergipe) e dois do Sudeste (Minas Gerais e Espírito Santo). Na bacia, a pesca é utilizada como atividade de subsistência.

São mais de 49 milhões de habitantes, divididos e compartilhando uma cultura extremamente marcante. Inclusive, em termos populacionais, só não ganhamos da região Sudeste. E ao contrário do que muitos pensam, possuímos uma grande influência econômica, a terceira maior do país. Temos pólos de tecnologia, indústria e de agricultura. Tudo isso, sem falar do turismo extremamente forte.

Inclusive, falando em turismo…O litoral é o principal atrativo da região, mas além das nossas praias belíssimas, temos os roteiros para quem gosta de aventura, para quem quer aproveitar temperaturas mais amenas e para quem quer aprender mais sobre a história do nosso Brasil. Afinal, foi aqui que tudo começou!

E aí, aprendeu um pouquinho sobre nosso nordeste amado? Sobre a terra de gente que manja em tudo que inventa fazer!

 

 

 

Leave a comment