Para aqueles que cresceram no Nordeste, o cuscuz é um prato muito familiar e presente nas refeições diárias de cada família nordestina. Por causa desse apego , a gente acaba assumindo que a comida é um patrimônio de origem brasileira. Você sabe qual a origem do cuscuz? Arriscaria um palpite?

Sinto muito em dizer, mas quem disse que o prato é originalmente brasileiro, errou. A história do cuscuz começou do outro lado do Atlântico, na região do Maghreb (área em que estão Marrocos,  Argélia, Tunísia e Saara Ocidental). De lá,os povos berbere espalharam a cultura do cuscuz para vários outras regiões do continente africano, para os estrangeiros o prato é feito, principalmente, com sêmola de trigo (isso mesmo, aquele mesmo produto de que é feito o macarrão) e pode ser acompanhado de legumes e vegetais. como também de camarão e outros frutos do mar.

Cuscuz marroquino (unsplash/ reprodução)

Mas você deve estar se perguntando como foi que esse prato famoso no mundo árabe veio parar no Brasil.

Como um monte de outras coisas que foram importados para o Brasil, os colonizadores portugueses foram responsáveis pela entrada do cuscuz no Brasil, lá bem longe no século XV. A princípio, só era consumido pelas camadas mais pobres da população, sendo servido com charque/ carne seca,  e comercializado em tabuleiros por escravas e mercadores.

Com a industrialização, o prato se tornou popular em todo o Brasil, principalmente nos estados mais ao norte, principalmente por causa da sua versatilidade e rapidez no preparo. Hoje em dia, você pode encontrar cuscuz feito de farinha de mandioca, de coco, de arroz e, o mais popular, de milho.

Foto: Guia da Cozinha/ Reprodução

É inegável dizer que, mesmo que de origem estrangeira, o cuscuz  é parte importantíssima da cultura brasileira e, hoje em dia, se adaptou aos gostos e formas de cada cantinho desse nosso Brasil. Na cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, por exemplo, todo ano, durante as Festas Juninas, acontece o Festival de Comidas Gigantes. E, claro que dentre entre eles, o cuscuz é um dos atrativos principais. Para você ter noção, são 800 kg de cuscuz distribuídos gratuitamente entre os participantes da festança! Parece que já tenho meu destino marcado para este São João, e você?

Se liga só nas imagens desse evento:


Essa foto de Alto do Moura é cortesia do TripAdvisor

Fonte; Internet/ Reprodução

 

Leave a comment