1 – Arrumadinho

Tipicamente pernambucano, o arrumadinho tem esse nome por causa do modo que é servido: geralmente, os ingredientes são arrumados um do lado do outro para serem misturados na hora de comer. De carne, pode ser feito com carne de sol ou charque é sempre acompanhado com farofa, vinagrete, feijão verde e temperos.

2 – Baião de dois

Um pouco parecido com o arrumadinho, este outro prato consiste simplesmente no preparado de arroz e feijão. Tem gente que gosta de colocar queijo coalho também.

3 – Buchada

Buchada de bode, ou simplesmente buchada, é um prato feito com as estranhadas do bode lavadas, fervidas, cortadas e temperadas que são cozidas em uma bolsa feita da pele do estômago do bicho.

4 – Caldeirada

Herança portuguesa, claro que a caldeirada não podia ficar de fora da mesa do nordestino. Afinal, com tantos quilômetros de praia, seria um desperdício, não é mesmo?

5 – Dobradinha

 

Feito do bucho de animais, geralmente do boi, a dobradinha é muito apreciada na região Nordeste e é feita com uma variedade de condimentos e acompanhamentos que vai de acordo com o gosto de cada um.

6 – Escondidinho de charque

De origem muito associado ao Nordeste do Brasil, o escondidinho pode ser feito com charque, carne de sol e, até mesmo, frango desfiado. Para ‘esconder’ a carne, você pode usar macaxeira ou batata inglesa.

7 – Galinha Cabidela

A famosa galinha cabidela nada mais é do que um guisado de galinha que se adiciona o sangue avinagrado do animal durante o cozimento.

8 – Mão de vaca

A receita básica da mão de vaca leva o mocotó cozido, mas também pedaços de linguiça, feijão, ovos cozidos, entre outros ingredientes.

9 – Sarapatel

Similar à buchada, a diferença do sarapatel é que é um prato feito com as tripas e vísceras vermelha do porco, além do sangue coalhado e cortado em pedaços.

10 – Pirão

Pirão é um coringa da culinária nordestina. Pode ser feito com vários tipos de caldos. O procedimento é bem simples, adicione farinha de mandioca a algum caldo — pode ser de peixe, de caranguejo, de carne de boi, de frango, use sua imaginação.

Leave a comment