Na cidade de Panelas, no Agreste de Pernambuco, o dia 1º de Maio é mais do que o feriado do Dia do Trabalhador. Pois é, nessa data acontece o tradicional Festival Nacional de Jericos, que além de ter como principal atração a corrida de jericos, também traz shows gratuitos, celebrações de missas, concurso de jericos fantasiados e muitos mais para toda população e turistas que visitam a cidade nessa época do ano.

Neste ano, está rolando a 45ª edição do festival.  E durante os 4 dias de festividades, a cidade está repleta de apresentações culturais típicas nordestinas, como o Maracatu, o Bumba Meu Boi e o teatro de Mamulengos, tudo isso alegrado pelo som contagiante do forró das bandas Brasas do Forró, Forró Topado, Forró do Muído, entre outras.

Pensando nisso, enquanto dia 1º não chega pra gente conhecer os grandes campeões da festa, a gente separou cinco jericos que foram destaque nas últimas edições do evento. Vê só quantos jerequinhos, um mais arretado do que o outro:

O mês de Maio é aquele mês que a gente já tá doido pela chegada do São João, né? Sendo assim, o grande campeão fantasiado de 2017 foi o Jeriforró, que representou com grande honra o gênero musical tão amado pelos nordestinos, o Forró.

Em 2016, o destaque foi para o jerico Celestino que homenageou a famosa banda de rock do anos 90, Mamonas Assassinas, no 20º aniversário sem os meninos da Mamonas.

Em clima de Copa do Mundo no Brasil, o jerico que representou e homenageou o mascote Fuleco foi quem levou o topo do pódio lá em Panelas.

Em homenagem ao campeão da Copa do Nordeste em 2014, o Jerico do Sport não foi o vencedor do concurso, mas tirou onda com os rivais do time da capital: “Quem é rei não perde sua majestade”.

“Moro confiamos em você” era o que tinha camiseta do garoto que desfilava o jerico fantasiado magistrado.

A mulher maravilha com sua fiel escudeira Jerico-Maravilha deram um pulinho por lá também.

Vai uma voltinha aí no Jerico Cross?

E, então, achou massa as fantasias? Corre que ainda dá tempo de aproveitar o último dia da festividade, acontece amanhã a partir das 14h, com a Corrida de Jericos, e se encerra com o show do Forró do Muído, às 22h30.

Leave a comment