Um bom nordestino se conhece pelo paladar! Por isso, hoje trouxemos os pratos típicos do Nordeste que só de olhar já dá aquela água na boca. Quer se deliciar com a gente? Então é só continuar lendo essa matéria. Vem!

1 – Baião de dois

Fonte: Divulgação

Armaria é para se acabar com essa delícia. O Baião de dois é uma comida tipicamente nordestina e pense em um negócio gostoso. Feito tradicionalmente da mistura do feijão com arroz, o prato encanta o paladar e representa muito bem a nossa cultura, pois é bem temperado com os diversos temperos verdes e cominho e leva o nosso saboroso queijo de coalho.

2- Macaxeira com Carne de Sol


Fonte: Divulgação

Eta mulesta! A versão mais encorpada e saborosa do tradicional filé com fritas, a macaxeira com carne de sol é aquele prato para um bom café da manhã ou jantar nordestino. Prático e extremamente saboroso, essa belezura não poderia deixar de entrar aqui, pois dois dos nossos ingredientes principais: a macaxeira (nada de mandioca ou aipim, é macaxeira) e a carne de sol. Para fazer: dessalgue a carne (colocando ela para ferver) e prepare o tubérculo com preferir, pode ser cozido, assado, frito; depois é só passar aquela manteiga de garrafa e colocar uma pitada de sal.

3- Bode guisado


Fonte: Divulgação

O gostinho do almoço na roça dos avós, o Bode Guisado é um dos inúmeros pratos com essa carne. Com a famosa “sustança”, esse prato é de dar água na boca e matar qualquer fome, não é mesmo?! Afinal, esse preparo do bode pode tranquilamente acompanhar um cuscuz no café da manhã ou um feijão com arroz e pirão no almoço e por fim ser desfiado e colocado com a macaxeira no jantar. O bode guisado é sem dúvidas a marca do sertão e fica ainda mais saboroso se for cozido em uma boa panela de barro no forno à lenha.

4- Acarajé


Fonte: Divulgação

Quando falamos em Bahia automaticamente vem uma imagem e o gostinho do acarajé na nossa cabeça. Esse prato tão típico do estado de Ivete Sangalo mistura diferentes ingredientes e receitas do Nordeste, como: o vatapá e o óleo de Dendê. Feito com feijão, esse bolinho tem um sabor marcante e inesquecível, que o torna impossível de não amar, ainda mais se ele vier com aquela pimentinha caseira.

 

5- Paçoca Salgada

Fonte: Divulgação

Paçoca Salgada é o verdadeiro manjar dos deuses. Simples e muito, mais muito, saboroso esse prato é feito com a nossa carne de sol e após o seu preparo convencional é desfiada e preparada com os ingredientes de uma farofa. Assim, a paçoca salgada é o prato ideal para acompanhar uma cerveja gelada ou até mesmo uma boa dose de Pitú.

Conseguiu resistir a essa matéria? Porque os nossos redatores ainda não! E aí, tem mais algum prato nordestino para acrescentar aqui? Comenta aqui embaixo e vamos desejar juntos essas delícias!

Leave a comment